quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Nem mais e nem menos

Ordem de despejo
-Vocês dois aí, pensam que me esqueci de suas figuraças? Antes imaculadas, sem tatuagens, piercings, nem cicatrizes umbelicais carregam nestas belas barrigas, que dizer, a de Virago (Eva) é de uma beleza juvenil, daqui para a frente poderá ser um símbolo quase sexual, digamos, sensual. Bem, não os quero no Paraiso. Não são dignos de morar comigo e os anjos. Acabou-se a sombra e água fresca. Tu Virago, porque oriunda de parte de Adão, doravante terás os partos dolorosos e complicados, dependerás de parteiras e médicos. Se contorcerá com cólicas terríveis e te virarás com ervas, injeções, partos de cócoras, dentro d’água e se quiser inventar pode até parir num trapézio, que se dane. Um dia alguém oferecerá às suas descendentes parto cesáreo sob anestesia - nem quero saber no que vai dar. Vais conhecer uma inimiga, guarde o nome, TPM.
O oleiro-carpinteiro-marceneiro-neuro-lingüista voltou-se para Adão: -Falei que não comesses o fruto da Árvore do Saber, desobedecesstes, destes ouvido à sua mulher e comeu. Por tua causa a Terra será maldita, dela tirarás seu sustento e o dela, vais arar plantar e enfrentar sol, tempestades, secas e enchentes, ah, para botar pilha em você, virão dilúvio, delúbio, Valério, o carequinha, petralhas, Daniel Dantas, vereadores, deputados e senadores - todos explorarão sua descendência. Comerás o pão, biscoitos, roscas, balas, sorvetes, um simples chester, através o suor de seu rosto. Serão explorados por faraós, romanos, ingleses, americanos, franceses, holandeses, multinacionais de alimentos e deles usarás alimentos transgênicos, processados, cheios de conservantes – venenos vários - que lhes produzirão toda sorte de doenças, incluindo o câncer. No saco de maldades eles inventarão e colocarão as possíveis e as impossíveis... Todos serão afetados pelos séculos e séculos.
“-Isto, pensou o oleiro-carpinteiro-marceneiro-neuro-lingüista, está me cheirando a scripts de cinema catástrofe”. -Adão, você foi feito de pó e claro, se tornará pó novamente, o qual não poderá ser usado para fabricar coisa alguma. Quando for cremado suas cinzas não poderão ser usadas para fazer sabão. Avise a seus descendentes! Sua mulher que em outras histórias lhe deram o nome de Eva – e o foi porque o narrador andou voando, não pesquisou direito, comeu mosca - não poderá sair com ele, então te facultarei que a chame de qualquer coisa. -Senhor, posso manter e chamá-la de Eva? -Quer me cansar? -Porque insiste neste nome esquisito, não conhece um melhor, que tenha mais sonoridade, Madonna, Maryllin, Marisa, Yoko Ono? - Esta palavra me veio à cabeça porque é do hebraico hav vah, significa que será mãe de todos os viventes. Só tenho uma dúvida, mestre, o senhor nos deixará sobreviver? -Sejamos práticos, não haverá mais conversas entre nós, estou expulsando-os aqui e agora deste lugar; tomem estas vestimentas de pele de cervo prêt a porter que mandei comprar ali na C&A e desapareçam rápido e nem olhem pra trás. Saem da liberdade do Paraíso para o mundo que mais será do que uma prisão. Não esperem por um habeas corpus, salvo conduto ou mandado de segurança. Pelo contrário, terão que dar tratos às bolas para corromper, fraudar, criar contos do vigário, mentir, enganar, toda uma série de virtudes que lhes permitirão avançar na vida para acumular toda sorte de ouro, pedras preciosas, bugigangas, a qualquer preço, passando por cima de parentes, amigos e estranhos, com todo o egoísmo possível e depois cair mortos e deixar tudo para trás. Quando morrerem, é perderam a imortalidade, nada levarão para o outro mundo, nada... seus bens serão disputados como carniça pelos descendentes. Parem de tremer e se mandem!
-Senhor, não pode dar um jeitinho? – O quêeee? Pensa que está no Brasil, na terra em que todos querem levar vantagem? Lá onde se criam dificuldades para venderem facilidades? Onde se legisla em causa própria? Onde sentenças judiciais são ditadas nas altas cortes pelos advogados de defesa dos réus? Olha não sou senador nem deputado, governador ou prefeito, muito menos vereador ou suplente de qualquer coisa. Vá em frente!
O casal não teve saída a não ser obedecer, principalmente quando viram uma pessoa com asas enormes e como um pássaro, voando chegou nas proximidades descendo a uns cinco metros e pondo-se em guarda. Seus olhos ferozes fitaram os companheiros. Carregava aquele corpulento anjo um sabre de luz, cintilante e versátil, desses que foram usados em Guerra nas Estrelas, por Luke Sky Walker.
Como demonstração o querubim apertou um dos botões e a arma a laser disparou raios de três cores simultaneamente derretendo uma pequena rocha. No seu lugar a poça de lama quente e rubra que se formou esfriou e se mostrou como uma peça laminar granítica. Adão fez o sinal da cruz automaticamente, como pessoas atualmente na hora do aperto se persignam – passou muitos dias abobalhado sem saber de onde havia tirado aqueles movimentos e não achou ninguém até hoje para explicar-lhe tal ato. A Árvore do Saber tinha ficado para trás. Dali em diante ele e sua consorte, os dois sem sorte, mais toda sua descendência teriam que descobrir tudo sozinhos.